lørdag 23. mai 2009

História da Noruega

DADOS HISTÓRICOS

O nome da Noruega (Norge), deriva da palavra "Nordvegr", que quer dizer "o caminho para o norte". O término foi acunhado faz mais de mil anos pelos Viquingues. Para os antigos, constituía um lugar mítico, enquanto que Herodoto, afirmava que era uma nação onde as plumas eram jogadas à cara dos viajantes. Noruega foi um país guerreiro marcado pelo selo viquingue e com grandes explorações a suas costas.

No século IX, várias pequenas comunidades norueguesas foram organizando-se gradualmente em unidades maiores político-administrativas e, no ano 900, o Reis Harald Harfagre, "o da formosa cabeleira", unificaria o reino, chegando a ser seu primeiro soberano.

Olav II Haraldsson, impôs o cristianismo frente aos tradicionais cultos pagãos. Na Idade Media, os Viquingues noruegos se estabeleceram em Inglaterra, França, Irlanda e Islândia. Más tarde Noruega e Dinamarca formaram um reino, de 1380 a 1814, ano em que a Noruega, como conseqüência das guerras napoleonicas se uniria a Suécia, adotando uma moderna constituição no processo histórico.

Em 1905, Noruega separa-se de Suécia pacificamente e desde então é nação independente. Durante a Segunda Guerra Mundial, pese a sua neutralidade, foi ocupada por Alemanha, mas a resistência foi feroz.

Noruega é hoje uma monarquia constitucional parlamentaria. A monarquia mantém uma forte posição no país, e o soberano atual, Harald V, goza de grande popularidade. Do ano de 1990 a 1996 Gor Harlem Bruntland foi a primeira ministra (praticamente o governo norueguês está formado por mulheres). Na atualidade o primeiro ministro é Thorbjorm Jagland.

Ingen kommentarer:

Legg inn en kommentar