lørdag 23. mai 2009

Noruega, a Terra dos Fiordes

Os contos populares de duendes e trolls nasceram nas montanhas da Noruega, entre a Meseta de Hardanger e a fronteira sueca. Um belo país misterioso e fantástico.

A paisagem da Noruega alterna montanhas, rios, bosques e costas escarpadas como nos cenários das mais maravilhosas histórias que conta sua tradição. Poderá perder-se entre belas montanhas como Jotunheimer, a zona montanhosa mais bonita e onde encontram-se os picos mais altos da Escandinávia, e desde ali, chegar até as magníficas terras de Rondane, e mais ao norte a Dovrefjell, onde vive a única manada de cabritos almizcleiros da Europa.

Os fiordes são encontrados ao longo de toda a costa Noruega, desde o Fiorde de Oslo até o de Varanger, embora os de maior fama estão no oeste do país, onde desfrutará de algumas das cataratas mais espetaculares. Também no oeste está Pekestolen, "O Púlpito", uma cama de roca que se levanta a 600 metros sobre Lysefjord, em Rogaland.

O Fiorde do Norte, Nordfjord, encontra-se no coração da terra dos fiordes noruegos e o mais longo do mundo é o Sognefjord, que penetra 200 quilômetros na terra e tem uma profundidade máxima de 1.300 metros. Em verão é verde e frondoso e em inverno se cobre de branco.

Por sua parte as cidades oferecem cultura, história e tradição no mais belo entorno natural. A zona de costa é o paraíso das férias dos noruegos. O Expresso costeiro, lhe pode levar rumo norte para Kirkenes e dar a volta recorrendo a costa selvagem. Na parte sul encontram-se os pequenos Povoados Brancos de Sorlandet, que ainda conservam sua arquitetura tradicional, com formosas praias brancas salpicadas de rochas. A água é toda uma tentação mas não poderá banhar-se porque está demasiado fria.

E para aumentar ainda mais suas expectativas, o maior glacial da Noruega (470 metros), que encontra-se no Parque Nacional de Jostedalsbreen.

Na zona mais alpina do norte da Europa localiza-se o Parque Nacional de Jotunheimen. Por último valem uma especial menção as Cataratas de Vettisfossen, com uma caída livre de 275 metros.

Ingen kommentarer:

Legg inn en kommentar