lørdag 23. mai 2009

Locais Turísticos da Noruega - Laponia

Em Finnmarksvidda, na Laponia Noruega encontra-se Nordkapp, o Cabo Norte, o teto da Europa. Mais além é difícil chegar. Aqui vivem 20.000 lapones dedicados em parte ao pastoreio dos renas. Outra atividade econômica, muito recente, é o turismo. Sem dúvida, a chegada de viajantes está transformado o lugar e os costumes, pois antes se vivia fundamentalmente da pesca. Muito perto está Honningsvag, onde pode-se ver uma curiosa igreja de madeira.

A uns 640 quilômetros de Cabo Norte encontram-se as Ilhas Spitzberg, um território virgem, ideal para montar em trenó, praticar o esqui ou a moto de neve. Pode-se ir em avião saindo desde Tromso até a capital, Longyearbyen, cujo entorno goza de uma fauna fascinante, entre a que se incluem baleias brancas, focas, morsas e diferentes tipos de aves.

A cidade pesqueira de Hammerfest é a mais setentrional do mundo. Nela encontra-se a Real Sociedade do Antigo urso Polar.

Alta é um dos principais portos do norte. Ali poderá admirar importantes gados rupestres, que formam parte do museu da cidade (se localizam em Hjemmeluft, às aforas de Alta).

Ao outro lado da meseta lapona acha-se Karasjok, sede do Parlamento lapão. A cidade possui um museu onde se conta a história e tradições desta interessante cultura. Desde aqui pode-se atingir Lakselv.

Vale a pena visitar, antes de deixar Noruega, a Linha de Flamsbana, uma obra de engenharia, com uma longitude de 20 quilômetros para salvar um desnível de 865 metros, sem esquecer o Novo Norsk Villakssenter, Centro Norueguês do Salmão Silvestre.

No extremo norte da Noruega, quase na fronteira fino-rusa encontra-se a Península de Varanger. É uma das zonas mais remotas da Noruega, território sami, onde os lapones vivem da cria de renas.

Os fiordes chegam até o mar, tapizados com um frondoso céspede onde anidam aves maravilhosas. Kirkenes, que foi invadida muitas vezes dada sua posição, surpreende pela sua exuberante vegetação. O clima é mais bem seco e em verão pode-se chegar aos 30 graus centígrados graças à influência da corrente do Golfo. Muito perto está o Parque Nacional Ovre Pasvik, que possui também uma exuberante vegetação.

Ingen kommentarer:

Legg inn en kommentar