lørdag 23. mai 2009

Gastronomia da Noruega

A cozinha norueguesa goza de grande prestígio internacional até tal ponto de que um chef norueguês mereceu em 1994 o prêmio Bocuse d'Or, o mais importante do mundo culinário.

Na Noruega há a oportunidade de provar pratos únicos e surpreendentes. O peixe é o rei da mesa posto que trata-se de um povo com uma tradição de grandes pescadores. Há uma grande variedade, entre eles, cavala, robalo, bacalhau arenques preparados de diversas maneiras desde defumado até o marinado, passando pela chapa, ao forno ou fervido em água e sem nada.

Outra especialidade é o "spekemat", uma espécie de embutido curado de cordeiro, de porco também de rena ou alce. Se costuma comer com ovos mexidos e fatias de pão ("flatbrod"). Destacam igualmente a rena asada com batatas, o alce asado, a "betesupe", sopa de verdura, batata e carne, ou a "gul ertesuppe", sopa de ervilha amarela com toucinho. Outras aventuras gastronômicas são também a carne de foca, os ovos de gaivota, línguas de bacalhau, o peixe gato ou peixe lobo ou a carne de baleia.

Os queijos de cabra valem especial atenção, destacando o "gulost" (geralmente são fortes de sabor). Com respeito as frutas do bosque são essenciais para a elaboração das sobremesas tradicionais, embora também acompanham alguns pratos de carne, especialmente aos de caça. Deve-se sinalar entre eles, os arándanos, os morangos selvagens, framboesas, zarzamora ártica e muitos outros que servem também para a preparação de sucos, aguardentes e licores assim como para a elaboração de geléias e geleias. Nas cafeterias pode-se degustar as denominadas tortas "Konditori" acompanhando o café.

Ingen kommentarer:

Legg inn en kommentar