lørdag 23. mai 2009

População e Costumes

Noruega tem aproximadamente quatro milhões e meio de habitantes. A maioria reside em áreas urbanas e em seus arredores, pelo que se da uma escassa densidade demográfica.

A cidade lapona, perto de 30.000 pessoas constitui uma minoria étnica com cultura e idioma próprios. A maior parte está afincada ao norte do Círculo Polar Ártico. Os samis sofreram durante séculos a opressão e o racismo, desde os antigos arrecadadores de impostos até a segunda Guerra Mundial, quando seu território foi arrasado e foram deportados ao sul. Os samis foram pouco a pouco repovoando a zona e na atualidade o governo norueguês segue um programa de subvenções para a cidade da região.

Se algo pode definir adequadamente aos noruegueses, é a defesa de sua própria identidade, pois pertenceram durante muitos anos tanto a Dinamarca como a Suécia.

As famílias norueguesas se caracterizam pela sua economia no consumo particular, protegendo ao mesmo tempo seus serviços sociais que atingiram cotas importantíssimas e pouco comparáveis com outros países do mundo.

Em geral, o norueguês é amável e profundamente comprometido com os direitos humanos, é tolerante e modesto e sobre tudo destaca por sua grande amor à natureza e pela sua sólida consciência ecológica.

Ingen kommentarer:

Legg inn en kommentar