lørdag 23. mai 2009

Locais Turísticos da Noruega - Oslo

Entre o fiorde que leva seu nome e as montanhas, encontra-se Oslo, a capital da Noruega. Chegando por barco, se desfrutará de uma viagem especialmente atrativa ao longo do Fiorde de Oslo. Ali vivem 736.000 pessoas, além das centenas de pequenas ilhas cobertas de bosques, a cidade oferece edifícios, pitorescas ruas para fazer compras, parques, restaurantes e uma oferta cultural impressionante.

Oslo está cheia de veleiros sulcando continuamente as águas do fiorde. Para conhecer as raízes culturais do país e também as façanhas de seus intrépidos exploradores há é preciso visitar ao Museu do Barco Viking, que expõe três barcos Viquingues encontrados no Fiorde de Oslo; e ao Museu Kon-Tiki, que expõe a balsa com a que o explorador norueguês Heyerdhal navegou desde o Peru até a Polinesia no ano de 1947. Depois desta introdução cultural nada melhor que caminhar pelas ruas para perder-se e ir descobrindo preciosos monumentos como a Catedral de Oslo (Domkirke), do século XVII; o Parlamento (Stortinget), de cor amarelo; a Praça da Cidade (Eidsvollsplass), cheia de fontes e estatuas; o Teatro Nacional, com um precioso vestíbulo de estilo rococó; o Museu Histórico, que exibe uma coleção de antigüidades, moedas e uma sala dedicada à etnografia; a Galeria Nacional, com a maior coleção de arte norueguesa e com os melhores trabalhos do pintor Munch; e o Palácio Real, no alto de uma pequena colina, rodeado de belos jardins e residência oficial dos Reis da Noruega.

Na frente do porto se ergue o majestoso Radhus, as torres gêmeas de tijolo vermelho da Prefeitura, rodeado de estátuas muito bem trabalhadas. Destacam-se os trabalhos de relevo em madeira que descrevem cenas da mitologia norueguesa.

Não se pode deixar de visitar o Castelo e a Fortaleza de Akershus do ano 1300. Estas construções, estrategicamente situadas, foram edificadas pelo rei Hakom V e desde elas se obtêm excelentes vistas do Fiorde de Oslo. Quando se atravessa a fortaleza, se entra em outra dimensão. O Castelo de Akershus foi renovado no século XVII tomando o edifício de um palácio renascentista. A capela ainda se utiliza para eventos importantes, especialmente os que têm que ver com a presença do rei.

Visitar o Museu da Resistência Noruega, é para muitos a experiência mais inesquecível e o Museu de Edward Munch, onde se expõe grande parte da obra deste artista falecido no ano de 1944. Há também, o Parque Vigeland, uma enorme área onde se exibem 200 esculturas em bronze e granito de Gostav Vigeland. Trata-se de um precioso espaço verde, próprio para o descanso, passeios e também para desfrutar da observação da vida quotidiana dos habitantes da capital. A peça mais impressionante do parque é o alto monólito de pedra, onde surgem inumeráveis figuras humanas, que descrevem a história da humanidade. O Museu de Vigeland, antigo taller do artista, exibe as peças e instrumentos do célebre escultor.

Ingen kommentarer:

Legg inn en kommentar